Alimentos Ricos em Proteínas e os Benefícios a Saúde

Quando falamos em alimentos ricos em proteínas, várias dúvidas vêm em nossa mente, como: O que é proteína? Qual alimento tem proteína? Proteína faz bem? Enfim, as perguntas não param por aí. Sendo assim, de maneira simples tentaremos esclarecer algumas dúvidas sobre o nutriente.

Além de indicar alguns alimentos que são ricos em proteína. Assim você conseguirá incluí-los na sua alimentação e perceber os benefícios que este nutriente pode proporcionar a sua saúde.

Alimentos Ricos em Proteínas – O Que é Proteína e seus Benefícios?

Ovo: alimento “versátil” e rico em proteína

Basicamente existem dois tipos de proteína: a proteína vegetal e a proteína animal. Porém cada grupo possuem suas propriedades e atuam de maneira especifica no organismo.

O significado original da palavra proteína é uma macromolécula constituída pela associação de ácidos aminados unidos por ligamentos pépticos. Elas são responsáveis por diversas funções no organismo humano.

Podemos destacar entre essas funções o transporte de oxigênio, proteção do organismo através dos anticorpos no sistema imunológico e atuam na contração muscular. Sendo assim realizam funções de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

As proteínas agem também como regulares do metabolismo, através dos hormônios. Entre os benefícios da proteína para o nosso corpo estão à efetiva formação de estruturas. Elas são importantes na formação da pele, cabelos, tendões e unhas.

Algumas proteínas o nosso corpo produz, mas outras não. Por isso é essencial para uma vida saudável uma alimentação balanceada capaz de fornecer para o nosso organismo todas as proteínas que ele necessita.

Com as inovações no mercado de dietas a cada dia surge uma nova dieta com especificações diferenciadas. Contudo, quando falamos em dieta proteica, vemos dezenas de possibilidades que garante mais saúde e a perda de peso.

A proteína tem papel importante na dieta para emagrecimento pois suas propriedades fornecem ao nosso organismo uma sensação de saciedade. Assim sendo, sentimos menos fome e evitarmos ficar “beliscando” entre uma alimentação e outra.

Saiba Como Emagrecer Rápido Tomando Chá

Tipos de Alimentos Ricos em Proteínas

Fonte de Proteínas

O ideal quando pretendemos aderir a uma dieta rica em proteínas é consultarmos um nutricionista. Pois ele é capacitado para fazer uma avaliação individual e indicar um programa alimentar que fará com que alcancemos o objetivo.

As proteínas são absorvidas pelo organismo após o processo de digestão dos alimentos. Dividias entre proteína animal ou vegetal. As proteínas animais são mais completas, fornecendo todos os componentes que o nosso corpo precisa. Entre elas estão as carnes, ovos, leite, queijo e laticínios.

Porém, as proteínas vegetais são fontes indispensáveis para os vegetarianos ou veganos. Entre as proteínas vegetais estão os grãos como ervilha, feijão, quinoa e lentilhas por exemplo.

Existe uma lista enorme de alimentos ricos em proteínas com diversas características. Vamos ressaltar 8 deles ideais para serem incluídos em uma dieta para emagrecimento.

1 – Carne Vermelha:

As carnes são verdadeiros “reservatórios” de proteínas. Contudo, é indicado consumir uma quantidade equilibrada e cortes da carne mais magra.

2 – Peixe:

Alguns peixes bastante ricos em proteína são o bacalhau, atum fresco e salmão. Vale dizer que o salmão é excelente fonte de Omega 3, auxiliador no combate a gordura.

3 – Ovos:

O ovo é um alimento rico em proteína, entretanto as claras é onde a maior concentração de proteína está. Sendo assim, opte pelo consumo da clara ao invés da gema. O ovo está entre as fontes de proteínas completas para o organismo.

4 – Leite Desnatado:

O leite também está na lista das fontes de proteínas completas, além de fornecer outros benefícios para o corpo.

5 – Vegetais:

Entre os vegetais ricos em proteína temos o espinafre, couve em folha e em flor, brócolis e tomate. Está opção é uma das fontes principais de proteínas utilizadas pelos vegetarianos e veganos.

6 – Quinoa:

Este grão é considerado o mais completo se referindo a proteínas de qualidade. Além disso, é rico em fibras, vitaminas e antioxidantes.

7 – Ervilhas:

A ervilha é um alimento que possui grande quantidade de proteínas e favorece o emagrece pois também é rico em fibras. Alimentos ricos em fibras são favoráveis ao emagrecimento pois proporcionam a sensação de saciedade.

8 – Feijão:

Este alimento possui uma variedade de nutrientes benéficos a saúde. Por exemplo fibras, magnésio, ferro, potássio entre outros. Os grãos são as fontes de proteínas mais completas para vegetariano e veganos.

Veja Corrida Emagrece e Faz Perder Barriga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *