Carboidrato: Vilão da Dieta Mito ou Verdade? Benefícios

O carboidrato é visto como o vilão para quem deseja emagrecer. Contudo, é importante conhecer os tipos de carboidratos e qual sua função no organismo, antes de excluir este alimento da dieta. As dietas restritivas produzem um resultado rápido, porém nem sempre o emagrecimento saudável.

Sendo assim, a ajuda de um nutricionista para elaborar uma dieta balanceada é interessante. Pois após a avaliação completa, irá indicar quais os componentes ideais para uma reeducação alimentar, sem retirar alimentos que garantam energia e vitaminas importantes para a saúde.

Carboidrato: O Que é e Qual Sua Função?

Carboidrato - Dicas de Dieta
Como Incluir os Carboidratos na Dieta?

De maneira geral, o carboidrato é um nutriente formado de carbono, hidrogênio e oxigênio. Responsável por fornecer energia e glicose ao organismo, proteger os músculos e benéfico para o funcionamento do cérebro. Existem três tipos de especificação desse nutriente: como açúcar, amido e fibra.

Cada tipo de carboidrato é importante para que o organismo desempenhe de maneira correta suas funções. Como açúcar o carboidrato está presente nas frutas como frutose, em alguns vegetais e no leite. O açúcar está na preparação de biscoitos, bolos, pães e doces industrializados.

Este componente faz com que o organismo produza a serotonina. Hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ao ingerirmos um alimento que contém açúcar, essa sensação é percebida quase que instantaneamente.

Por isso, algumas pessoas recorrem ao docinho ou ao chocolate após as refeições ou naqueles momentos que estão ansiosas. E logo após a ingestão percebem a mudança de humor ou sensação de bem-estar.

Na forma de amido, é encontrado na batata, milho, trigo e arroz. Como também em grãos, cereais, raízes e vegetais. Utilizado para o preparo de pães, bolos e massas. Encontrado também nos laticínios.

Como fibra, o carboidrato é bastante utilizado em dietas devido aos benefícios à saúde se consumido de maneira balanceada. Encontrado em alimentos integrais, vegetais, frutas, grãos integrais e cereais.

Sendo auxiliadores nas dietas, produzem no organismo uma sensação de saciedade devido a digestão mais lenta no organismo. Com isso, você sente menos fome e se alimenta menos.

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Tipos de Carboidratos

Os carboidratos são classificados em três grupos de acordo com a sua composição: os monossacarídios, os dissacarídeos e os polissacarídeos. Os monossacarídeos são a glicose, frutose e galactose.

Nesta apresentação temos como fonte de glicose o mel, batata, doces industrializados entre outros. A frutose é o açúcar contido nas frutas. E o galactose que temos como fonte o leite e os produtos lácteos.

Os dissacarídeos é a sacarose (açúcar braco), propriamente dita. A Maltose que provem da fermentação da cevada e a Lactose proveniente do leite.

Os polissacarídeos são os grupos de amidos, onde temos como fontes os grãos, cereais e tubérculos.

Esses grupos são subdivididos de acordo com a composição, em duas categorias. Simples, formados de 1 a 2 moléculas de açúcar com absorção mais rápida pelo organismo. Complexos, que possuem sua estrutura formada de mais moléculas, sendo absorvido de maneira mais lenta pelo organismo.

Carboidrato Bons e Ruins

Os carboidratos podem ser classificados como bons e ruins, conforme a sua ação no organismo. Contudo, em alguns casos, essa ação depende exclusivamente da quantidade que esse nutriente será ingerido. Sendo assim, em uma dieta balanceada ele pode proporcionar benefícios à saúde.

São considerados carboidratos bons aqueles que são digeridos mais lentamente e proporcionam sensação de saciedade no organismo. Excelentes para serem incluídos nas dietas ou programas de reeducação alimentar.

Pois fazem com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo, evite “beliscar” entre as refeições e coma menos. Assim alcance o emagrecimento. Como por exemplo vegetais, frutas, legumes, amêndoas, nozes, grãos integrais e batata doce.

Os carboidratos ruins são aqueles absorvido rapidamente pelo organismo em forma de glicose. Como sucos artificiais, refrigerantes, pão branco, biscoitos, bolos, doces, chocolates, sorvetes e batata frita.

Este segundo grupo é composto por alimentos que são absorvidos rapidamente pelo organismo. Contribuem com o acúmulo de gordura e produzem uma sensação de bem-estar quase instantânea.

Se você pretende emagrecer de maneira saudável, deixe este grupo de carboidrato longe da sua dieta. E procure incluir de maneira equilibrada alimentos que são fontes de fibras, proteínas e que ajudarão na queima de gorduras.

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