Dieta Cetogênica Emagrece? Como Fazer? Alimentos Permitidos

A busca pelo emagrecimento saudável cresce a cada dia. Milhares de métodos para perder peso são lançados com mais ou menos restrições. Um destes métodos é a Dieta Cetogênica. Esta dieta é bastante eficaz quando o assunto é eliminar os quilinhos a mais.

Entretanto, vale a pena verificar todos os prós e os contras antes de iniciar qualquer tipo de programa para reeducação alimentar. Além disso, é importante verificar a possibilidade de manter esta reeducação após a perda de peso. Pois assim, evitará o efeito sanfona.

Dieta Cetogênica Emagrece? Como Funciona?

Dieta Cetogênica - Aqui saúde
Dieta Cetogênica Como Fazer?

Antes de iniciar qualquer dieta, a pergunta mais ouvida é se realmente aquela dieta emagrece. No caso da dieta cetogênica, a perda de peso é garantida uma vez que o programa alimentar é seguido de maneira rigorosa. Pois, é necessário ter disciplina para alcançar a meta proposta.

A orientação de especialistas é que para ter uma alimentação saudável, devemos consumir 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gordura. Contudo, na dieta cetogênica, a indicação é um pouco diferente desta.

A proposta desta dieta é de consumir uma quantidade bem menor de carboidrato (10 a 15%) e aumentar o consumo de proteínas (para 30%) e de gorduras (para 50%).

Esta inversão de percentuais, faz com que o organismo, não encontrando facilmente a energia através dos carboidratos, busque outras fontes. Sendo assim, inicia-se a queima da gordura armazenada em nosso corpo. Promovendo assim, o emagrecimento.

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Dieta Cetogênica Alimentos Permitidos

A dieta cetogênica é avaliada como uma dieta restritiva, pois alguns alimentos não podem ser consumidos. Por outro lado, existe uma lista bastante variada de itens que podem ser consumidos tranquilamente. Inclusive sem muita restrição de quantidade.

Apesar disto, vale a pena consultar um nutricionista para que ele avalie a necessidade da perda de peso. Posteriormente, ele irá elaborar um cardápio com a quantidade de calorias específicas para alcançar o seu objetivo.

O cardápio com os alimentos permitidos nesta dieta, normalmente é composto por carnes, ovos, peixes, presunto, peito de peru e bacon. Podem ser consumidos também azeite, óleos e manteiga. Queijos, oleaginosas, requeijão e sementes também são permitidos.

Outro grupos de alimentos presentes neste cardápio são legumes e verduras, frutas vermelhas, abacate e coco. Para adoçar sucos ou chás, é liberada a utilização de Stevia, que é adoçante natural.

Dieta Cetogênica Alimentos não Permitidos

Na lista dos alimentos que não são permitidos nesta dieta, basicamente estão os carboidratos. Principalmente os que o organismo absorve mais rapidamente como por exemplo: farinha de trigo, arroz branco, pão branco e massas. Incluindo pizza e lasanha.

Além destes alimentos, não se deve consumir grãos como feijão, soja, lentilha ou grão de bico. Milho, batata e qualquer tipo de guloseimas, como bolos, tortas, doces e chocolates também estão fora da lista.

Não é permitido o consumo de açúcar, seja refinado, mascavo ou adoçantes comuns. Durante o período da dieta é aconselhável que não se faça a ingestão de bebidas alcoólicas.

Exemplos de Cardápio

Como falamos, o ideal é consultar um nutricionista ou nutrólogo, para que ele indique um cardápio especifico de acordo com a sua necessidade. Entretanto, segue um modelo de cardápio da dieta cetogênica.

Café da Manhã

  • Opção 1 – Ovos mexidos + 2 fatias de queijo
  • Opção 2 – Vitamina de abacate + 2 fatias de presunto e 2 fatias de mussarela

Lanche da Manhã

  • Opção 1 – 1 iogurte + 3 castanhas de caju
  • Opção 2 – 1 xícara de morangos com creme de leite

Almoço

  • Opção 1 – 2 filés de frango + salada de alface e legumes + 1 porção de amoras para sobremesa
  • Opção 2 – 1 filé de salmão grelhado + salada verde com morangos ao molho de mostarda + 1 porção de cerejas para sobremesa

Lanche da Tarde

  • Opção 1 – Vitamina de frutas vermelhas
  • Opção 2 – Amêndoas + iogurte natural

Jantar

  • Opção 1 – Sobrecoxa de frango assada + mix de folhas verdes
  • Opção 2 – Contra filé grelhado + salada de legumes + azeitonas

Como Funciona a Dieta Cetogênica Cíclica?

A dieta cetogênica cíclica consiste em manter a dieta original por 5 dias. Em seguida, por 2 dias liberar o consumo de carboidratos como arroz, massa e pão. Assim, o organismo conseguirá suprir a necessidade de energia mais rapidamente. Principalmente para a realização de atividades físicas.

Contudo, a moderação deve ser mantida, visto que o objetivo do emagrecimento ainda não foi alcançado totalmente. Uma boa opção é consumir o carboidrato nestes 2 dias, porém na versão integral. Pois são aliados a uma alimentação saudável.

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