Dieta da USP 7 Dias, Emagrece Mesmo? Como Fazer? Cardápio

A busca pelo corpo perfeito faz com que pessoas recorram a diversos tipos de dietas criadas no mundo inteiro. Cada dieta com suas especificações,
assim como a Dieta da USP de 7 dias. Com alimentos permitidos porém outros não.

Como várias outras dietas tradicionais, esta traz consigo a promessa do emagrecimento, porém com uma série de restrições alimentares. Apesar disso, os adeptos desta dieta garantem que conseguiram perder peso através deste método e que ele funciona mesmo.

Dieta da USP Origem e Como Funciona?   

Dieta da USP - Dietas Milagrosas
Como Fazer a Dieta da USP?

A dieta da USP não foi criada pela Universidade de São Paulo como o nome supõe. Sua origem ainda não foi conhecida, mas sabe-se que foi criada por volta dos anos 90. Este programa alimentar é dedicado para aqueles que desejam perder peso rápido.

Após a sua criação houve algumas adaptações sutis em seu cardápio, mas estamos nos referindo a chamada dieta da USP 7 Dias Original.

Esta dieta tem por princípio a diminuição do consumo das calorias diárias. Em seu cardápio nota-se a eliminação quase de total dos carboidratos. Enquanto as proteínas e gorduras compõem as refeições principais.

O emagrecimento ocorre exatamente devido a esta diminuição do consumo de alimentos calóricos. Sendo assim, o organismo não encontra nos carboidratos a energia necessária para desempenhar suas atividades diárias. Devido à restrição destes alimentos e baixa calórica.

Assim sendo, recorre à massa magra, que são os músculos e a água, como fonte de energia. Por isso, diante de uma dieta com restrições de carboidratos, pode ocorrer à perda de massa. O que não é o objetivo das pessoas que querem emagrecer.

Entretanto, há pessoas que consideram qualquer tipo de emagrecimento como vantajoso. Porém, a perda de peso de ser de maneira saudável. Sem colocar seu organismo em situação de risco devido à baixa ingestão de nutrientes.

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Dieta da USP Vantagens e Desvantagens

Como as dietas tradicionais, nesta encontraremos vantagens e desvantagens. Não apenas considerando o ponto de vista individual, mas também a opinião de especialistas em saúde e emagrecimento saudável.

Citando primeiramente as vantagens, diante dos relatos daqueles que fizeram esta dieta, realmente ocorre a perda de peso. Outra vantagem do método é que esta perda de peso acontece de maneira rápida.

Por outro lado, quando falamos das desvantagens, vemos que possui um cardápio bastante restritivo, o que pode ocasionar a falta de nutrientes importantes para manutenção do organismo.

Outro ponto é que há pouca variedade de alimentos a serem consumidos. Isso pode gerar desinteresse e falta de entusiasmo para seguir o método.

A restrição de alimentos tem o objetivo de baixar radicalmente a quantidade do consumo diário de calorias. Esta ação causa, em praticamente todas as pessoas, fadiga, cansaço irritabilidade, tonturas e dor de cabeça. Sendo estes sintomas considerados como desvantagem.

De acordo com especialistas, uma dieta com baixa calórica acentuada pode prejudicar o funcionamento dos rins e fígado. Além disso, pode fazer com que a pessoa fique susceptível a problemas cardíacos e câncer.

Em seguida, veremos o cardápio aconselhado na dieta da USP original. Após o último dia é recomendado que a pessoa volte, ainda que aos poucos, aos seus hábitos alimentares anteriores.

De fato que esta ação fará com que, em curto ou médio prazo, ela retome os quilos que perdeu, ocasionando o tão temido efeito sanfona. Pois, o emagrecimento saudável é conquistado gradativamente, com auxilio nutricional e acompanhamento médico.

Além disso, considerando o estado de saúde individual de cada pessoa, traçando assim uma dieta conforme suas necessidades nutricionais e perda de peso necessária.

Cardápio da Dieta da USP

Está dieta contempla a alimentação durante 7 dias, em suas principais refeições : café da manhã, almoço e jantar.     

Primeiro Dia

  • Manhã: Café preto sem açúcar, se necessário pode adoçar
  • Almoço: 2 ovos cozidos com ervas a desejar
  • Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade

Segundo Dia

  • Manhã: Café com bolacha tipo cream-craker
  • Almoço: 1 bife grande com salada de frutas a gosto
  • Jantar: Presunto à vontade

Terceiro Dia

  • Manhã: Café com bolachas cream-crakers
  • Almoço: 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas
  • Jantar: Presunto e salada

Quarto Dia

  • Manhã: Café com bolacha cream-craker
  • Almoço: 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas à vontade
  • Jantar: Salada de frutas e iogurte natural

Quinto Dia

  • Manhã: Cenoura crua espremida com limão e café preto
  • Almoço: Frango grelhado à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sexto Dia

  • Manhã: Café com cream-crakers
  • Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade
  • Jantar: 2 ovos cozidos com cenoura

Sétimo Dia

  • Manhã: Café com limão
  • Almoço: Bife grelhado e frutas à vontade
  • Jantar: Comer o que quiser menos doces e bebidas alcoólicas

Considerações sobre a Dieta da USP

  • Não é permitida qualquer substituição dos alimentos e nem trocá-los de horário;
  • Alface, agrião e chicória são as únicas ervas permitidas nesta dieta;
  • É liberada a ingestão de água, café e chá, durante todo o dia, porém sem açúcar.

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