Dieta Hiperproteica Como Funciona e Quais Alimentos Permitidos ?

Para conquistar mais músculos de maneira saudável a dieta hiperproteica é uma excelente opção. Muitas dúvidas surgem antes de iniciarmos um programa de reeducação alimentar ou dietas para perder peso e ganhar massa muscular.

Entretanto, é importante buscar a informação para sanar essas dúvidas e já iniciar este processo o quanto antes. Assim logo alcançará o objetivo de emagrecer e adquirir músculos mais desenvolvidos.

Dieta Hiperproteica O Que é ?

Dieta Hiperproteica - Gazeta do Povo
Alimentos Ricos em Proteína para Emagrecer

Primeiramente, vamos descobrir o que é uma dieta hiperproteica. Esta dieta também é conhecida como dieta da proteína. Sendo assim, ela é baseada no consumo de alimentos ricos em proteínas em todas as refeições.

Não somente a proteína é permitida neste cardápio, mas também a gordura boa e a mínima porção possível de carboidrato. Contudo, ao consumir um alimento que tenha um percentual considerável de carboidrato, consuma também um alimento que contenha proteína.

Os alimentos ricos em proteínas são digeridos de maneira mais lenta. Dessa forma, produzem uma sensação de saciedade maior, fazendo com que você demore mais tempo para sentir fome. Por isso, são excelentes auxiliadores em dietas para o emagrecimento.  

Quando o carboidrato é consumido juntamente com um alimento proteico, esta propriedade da proteína retarda a liberação rápida do açúcar contido no carboidrato. Contudo, nesta dieta os alimentos que contém carboidrato quando ingeridos na mínima quantidade possível.

Neste programa alimentar o carboidrato é visto como um impedimento para a perda de peso. Muitos orientam a exclusão total deste alimento durante o período da dieta. Período este que não deve ultrapassar 15 dias. Devido às restrições de alimentos consideradas no cardápio da dieta hiperproteica.

Entretanto, em último caso, sob orientação médica, deve-se dar um intervalo de 3 dias e inicia-la novamente por mais 15 dias apenas. Pois, segui-la por um período superior a este pode ser prejudicial à saúde.

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Como Funciona a Dieta Hiperproteica ?

Está dieta está no grupo das dietas com restrição alimentar considerável. Pois os alimentos permitidos são consideravelmente pouco variados. Entretanto, se o objetivo é ganhar massa muscular e perder gordura você está no caminho certo.

Ao ingerir mais proteínas e gorduras boas, o organismo irá atuar na queima da gordura mais intensamente. Visto que não há o carboidrato, que é eliminado de maneira mais rápida, quando incluído na alimentação. Ele irá buscar uma fonte de energia para manter suas atividades em normalidade.

Sendo assim, como a alimentação está baseada no consumo de proteína, o organismo irá eliminando gradativamente os estoques de energia armazenada em forma de gordura. Com isso, certamente é notado à perda de peso, principalmente nos primeiros dias da dieta.

Porém, neste mesmo período pode ser percebido algum mal estar, cansaço ou fadiga. Isso é porque seu organismo precisa acostumar com uma nova maneira de funcionar, se esforçando mais para consumir energia, através da queima da gordura.

Mas se estes sintomas forem em excesso, prejudicando suas atividades diárias, o ideal é suspender a dieta e procurar o auxilio médico. Pode ser que seu organismo esteja com alguma deficiência nutricional que com está dieta foi agravada. Sendo assim, isso deve ser avaliado.

Dieta da Proteína Alimentos Permitidos

Podemos dividir os alimentos permitidos na dieta da proteína em 3 grupos: os alimentos fontes de proteínas, fontes de gordura boa e as verduras e legumes.

Os alimentos ricos em proteínas são as carnes magras, peito de frango sem pele, peito de peru, presunto, clara de ovo e peixes. As carnes gordurosas não são permitidas nesta dieta. Leite e iogurte desnatado, queijos brancos são excelentes para serem consumidos no café da manhã ou lanches.

As fontes de gorduras boas são as castanhas, nozes, amêndoas, abacate e o azeite de oliva. Além disso, o atum e a sardinha são excelentes fontes.

As verduras como agrião, alface, couve, espinafre, rúcula entre outros, podem ser consumidas sem restrições. Para uma boa salada tomates, cenoura, repolho e pepino fazem ótimas combinações. Assim como a abobrinha, berinjela e pimentão.

O percentual de carboidrato contido nos legumes deve ser avaliado antes de serem permitidos na dieta da proteína. Muitos são ricos neste componente, não sendo favorável ao emagrecimento.

Alguns especialistas excluem as frutas do cardápio, devido à grande quantidade de carboidrato que a maioria delas possui. Mas para aumentar a quantidade de calorias e os nutrientes algumas delas são permitidas se ingeridas junto com uma fonte de proteína.

Antes de iniciar qualquer dieta é importante realizar uma consulta com um especialista para que ele avalie a sua saúde e estado nutricional e posteriormente indique o melhor método para ganhar músculos e emagrecer.

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