Dieta na Gravidez O Que Comer e O Que Não Comer

A gestação é um momento pleno na vida de uma mulher. Muitas pensam que é a fase onde se deve relaxar e esquecer qualquer tipo de dieta na gravidez e comer tudo o que vê pela frente. Contudo não é bem assim. Este é um momento onde se deve cuidar ainda mais da saúde.

Pois não só é necessário cuidar do corpo para gerar o bebê, mas também é preciso fornecer ao bebê nutrientes e vitaminas para que ele consiga se desenvolver de maneira adequada. Isso depende única e exclusivamente da futura mamãe. Sendo assim, a gravidez é uma das fases onde é muito importante ter cuidados com a saúde.

Dieta na Gravidez é Possível?

Dieta na Gravidez - Dicas de Gravidez
Alimentação Saudável na Gravidez

Por outro lado, existem aquelas mulheres que são cuidadosas até demais. Que assim que recebem o “positivo” já querem correr para o nutricionista para receberem orientações de como seguirem uma dieta na gravidez. Pois a preocupação principal é não ganhar muitos quilos nestes meses.

Entretanto, nem as mulheres mais relaxadas que acham que podem comer de tudo e nem essas que correm “desesperadas” em busca de uma dieta para seguir na gravidez estão totalmente erradas. O que vale nessa faze de tantas mudanças tanto no corpo quanto na mente é a moderação.

Salvo em casos que pode motivo de doença , adquirida na gravidez ou não, seja necessário manter uma dieta mais rigorosa nesta fase. Para o bem da mãe e do bebê. Pois neste caso sim é necessário ter bastante disciplina para conseguir conduzir a gestação da maneira mais saudável possível.

Vemos que nos dias atuais a preocupação em ter um corpo em forma tem sido cada vez maior. Isto é altamente benéfico para que a gravidez evolua sem intercorrências. Assim como é favorável para o nascimento de um bebê com mais saúde.

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Benefícios da Dieta na Gravidez e Ganho de Peso

A dieta traz sempre benefícios para o corpo, em situação de gravidez ou não. Porém, durante a gestação é mais importante ainda o acompanhamento do ganho do peso. O ideal é ganhar de 8 a 12 quilos
no decorrer dos 9 meses .

Ganho de Peso 1º Trimestre

No primeiro trimestre este ganho pode ser menor, devido à indisposição de se alimentar por causa dos sintomas iniciais da gravidez como enjoo ou azia. Algumas mulheres sentem estes sintomas de maneira bastante acentuada e até mesmo perdem o apetite. Sendo assim, costumam perder peso ao invés de ganhar neste início.

A ingestão de ácido fólico é indicada nos três primeiros meses de gravidez e até mesmo antes de engravidar. Ele auxilia na formação neurológica do bebê, como a espinha bífida. As doses recomendadas para uma suplementação adequada é de 400 mcg de ácido fólico diariamente.

Contudo, alguns médicos não costumam indicar este suplemento para mulheres que fazem uma alimentação equilibrada onde é percebida a ingestão de vitaminas e nutrientes de maneira satisfatória. Ou que possua exames que comprovem isso.

Ganho de Peso 2º Trimestre

Entretanto, normalmente após a 16ª semana de gravidez, estes sintomas estomacais começam a dar uma trégua, fazendo com que o apetite volte. Em alguns casos, até de maneira exagerada. Sendo assim, é importante saber como se alimentar bem e garantir para o bebê as vitaminas e nutrientes que ele necessita para se desenvolver.

O segundo trimestre costuma ser o mais tranquilo quanto aos sintomas da gravidez e a alimentação. Os “famosos desejos” surgem a todo o momento e algumas “escapulidas” podem ser permitidas, afinal você está grávida.

Ganho de Peso 3º Trimestre

No terceiro trimestre algumas mulheres voltam a sentir os incômodos como azia após alimentar-se. Isso se deve não somente aos hormônios da gravidez, mas também a pressão sobre o estomago devido ao crescimento do bebê. Na reta final o ganho de peso é maior e o bebê ganha mais peso por semana que nos outros dois trimestres.

Se você conseguiu manter uma alimentação balanceada durante os meses anteriores, será mais fácil permanecer com hábitos saudáveis. É importante dizer que qualquer tipo de dieta durante a gestação deve ser monitorada pelo médico ou nutricionista que está acompanhando a gravidez.

O Que Comer ou Não Comer Durante a Gravidez

A maneira de conseguir ganhar peso de maneira saudável durante a gravidez e consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. Inclua na sua alimentação frutas, legumes e verduras. Além disso, busque alimentos que são fontes de cálcio, ferro e proteína.

Alimentos como cereais integrais fornecem uma sensação de saciedade. Consuma leite e derivados, leguminosos e peixes. Porém devem ser evitados peixes com grande concentração de mercúrio como atum, cação e peixe espada. Pois não fazem bem ao desenvolvimento neurológico do bebê.

Deve ser evitada durante toda a gravidez a ingestão de bebidas alcoólicas. Pois prejudicam o desenvolvimento do bebê. Assim como bebidas com alto teor de cafeína, como café, chá preto, chá verde, pois podem promover o aborto espontâneo.

Alguns cuidados devem ser seguidos para minimizar a possibilidade de contrair a toxoplasmose. Em caso de mulheres que não possuam imunidade contra a doença. Sendo assim, deve-se evitar o consumo de carne ou peixe cru, além de manter a higiene ao lavar frutas e verduras.

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