Furosemida Emagrece? Para que Serve? Benefícios e Contraindicação

A busca pelo emagrecimento rápido faz com que a cada dia novas fórmulas sejam experimentadas. Até mesmo medicamentos como Furosemida são utilizados na busca do corpo perfeito. Entretanto, a dúvida é: será que emagrece mesmo?

Antes de iniciar o uso de qualquer tipo de medicamento, deve-se pesquisar a fundo os benefícios que ele pode causar a saúde. Além disso, muitos possuem uma série de efeitos colaterais que superam os benefícios que podem proporcionar.

Furosemida Para Que Serve?

Furosemida - Tua Saúde
Furosemida Para Que Serve

O Furosemida é um medicamento utilizado para tratamento de hipertensão arterial leve a moderada, edema originados de distúrbios cardíacos, hepáticos ou renais. Além disso, edema pulmonar ou originados de queimaduras. Estas são as principais indicações deste medicamento.

Há ainda indicações do uso de Furosemida em situação onde é necessário a eliminação rápida de alguma substância do organismo como no caso de envenenamento, por exemplo. Devido a sua ação rápida através da diurese.

Sendo assim, este medicamento possui um efeito eficaz na eliminação de líquidos retidos e dos sintomas provados por eles. Pois a retenção de líquidos tem como uma de suas consequências o inchaço. Tanto nos membros inferiores, quantos nos membros superiores. Além disso, pode causar um aumento do abdome.

Leia Kifina Emagrece O Que é e Como Funciona? Benefícios

Furosemida Emagrece ?

A fama que o Furosemida emagrece surgiu exatamente devido à sua principal ação: a eliminação de líquidos. Como falamos, quando os líquidos são eliminados, consequentemente o inchaço diminui. Assim como ocorre uma diminuição do peso corporal.

Entretanto, o emagrecimento não é uma indicação deste medicamento. Mesmo que pessoas veem este “efeito colateral” positivamente. É importante salientar que juntamente com a eliminação de líquidos, acontece a perda de sais minerais, o que pode ser prejudicial à saúde.

A eliminação rápida de água e sais minerais pode ocasionar problemas à saúde. Como por exemplo a desidratação. Muitas pessoas na busca incessante pelo emagrecimento, esquecem de avaliar quais os possíveis riscos que os componentes do medicamento pode trazer.

A saúde deve ser preservada em primeiro lugar. E o emagrecimento deve acontecer de maneira gradativa e saudável. Há um ponto importante a ser destacado, quanto ao possível emagrecimento com o uso do Furosemida. É que assim que o uso deste medicamento é suspenso, o quilos eliminados tendem a voltar.

Furosemida Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais causados pelo uso do medicamento Furosemida são grandemente relacionados ao aumento da diurese. Ou seja, ocorrem devido ao aumento da eliminação de líquidos. Por uso, seu uso deve ser expressamente sob orientação médica.

Entre os efeitos colaterais podemos destacar:

  • Aumento do volume urinário;
  • Sede aumentada;
  • Sensação de boca seca;
  • Alterações gastro-intestinais, como náuseas e vômitos;
  • Hipotensão, taquicardia e arritmia;
  • Caibras, dor muscular e cansaço;
  • Fraqueza, fadiga;
  • Tonturas;
  • Agitação;
  • Crise de gota;

Contraindicação do Medicamento

Este medicamento é contraindicado para mulheres grávidas, uma vez que suas propriedades podem prejudicar o crescimento do bebê. Contudo, se indicado, deve ser administrado durante curto período, sob avaliação médica.

As mulheres lactentes não devem fazer uso deste ativo, pois suas propriedades podem ser passadas para o bebê através do leite. Além disso, prejudicam a produção de leite.

O uso de Furosemida pode ocasionar hipovolemia e desidratação, principalmente em pacientes idosos. Por isso, sua utilização deve ser avaliada pelo médico de maneira minuciosa. Também não é indicado para bebês prematuros, devido ao risco de desenvolver nefrolitíase e nefrocalcinose.

Posologia do Medicamento

A apresentação do Furosemida é em solução injetável 10 mg/ml. Sua indicação geralmente é como apresentado abaixo. Contudo pode variar conforme prescrição médica.

  • Adultos – 20 a 80 mg/dia, com dose de manutenção de 20 a 40 mg por dia. Duração do tratamento deve ser de acordo com a orientação médica.
  • Crianças: a recomendação é que para crianças, este medicamento seja administrado por via oral. Sendo de 2 mg/kg de peso corporal, não ultrapassando 40 mg por dia. Duração do tratamento deve ser de acordo com a orientação médica.

Para maior esclarecimento o médico deve ser consultado. Além disso, ele irá recomendar a dosagem e a via a ser administrada para uma maior eficácia do medicamento. Assim como, avaliar se o resultado do tratamento está sendo satisfatório.

Acesse a bula do medicamento Furosemida para mais informações. Consulte o médico antes de utilizar este medicamento.

Veja Fluoxetina Para Que Serve? Emagrece? Efeitos Colaterais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *