Ibuprofeno Como Tomar? Efeitos Colaterais e Contraindicação

O medicamento Ibuprofeno é bastante utilizado para o alívio da febre e dor. Contudo, ele pode ser administrado para combater outros tipos de sintomas como veremos a seguir. Veja quais os possíveis efeitos colaterais e contraindicação deste medicamento.

Entretanto, por ser um medicamento deve ser utilizado conforme a orientação médica. Qualquer medicamento oferece riscos se administrado sem as devidas precauções descriminadas na bula.

Ibuprofeno Para Que Serve?

Ibuprofeno - Minuto Farmácia
Ibuprofeno Para Que Serve?

O Ibuprofeno é um analgésico, podendo ser indicado para o combate a dor de cabeça, dor muscular, dor de dente e dor de garganta. Combate não apenas a enxaqueca e as cólicas menstruais. Mas também é indicado para tratamento de dores pós cirúrgicas.

Possui ação antitérmica e anti-inflamatória, combatendo a febre e a inflamação. Pode ser indicado não somente para tratamentos dos sintomas de gripes e resfriados. Mas também para tratamentos mais severos como artrite reumatoide ou reumatismo articular.

O ativo Ibuprofeno é comercializado como Advil, Alivium, Dalsy, Buscofem, Artril e Motrim. O preço pode variar entre R$ 10 e R$ 25, conforme o laboratório, localidade e a apresentação do medicamento.

Veja Fluoxetina Para Que Serve Emagrece Efeitos Colaterais

Ibuprofeno Como Tomar? Apresentação

O Ibuprofeno pode ser encontrado em gotas pediátricas, comprimidos ou suspensão oral. O médico poderá definir qual a melhor forma de administração, conforme o sintoma apresentado.

Entretanto, vale dizer que este medicamento não é indicado para bebês menores que 6 meses. Além disso, como forma de comprimido, ele é indicado para pessoas maiores de 12 anos. Ressaltando que a dose de 600 mg é indicado apenas para adultos.

Gotas Pediátricas 50 mg/mL ou 100 mg/mL

A administração em gotas deve seguir as orientações médicas. Contudo, normalmente acontece de acordo com o esquema abaixo:

Público DoseIntervalo
Crianças à partir de 6 meses1 a 2 gotas por kg de peso
3 a 4 vezes por dia
6 a 8 horas
Crianças com mais de 30 kgDose máxima: 200 mg equivalente à:
40 gotas do Ibuprofeno 50 mg/mL ou
20 gotas do Ibuprofeno 100 mg/mL
Dose Única
Adultos Dose recomendada entre 200 e 800 mg
Ou seja: 80 gotas de Ibuprofeno 100 mg/mL
6 a 8 horas
Dose máxima 3.200 mg por dia

Comprimidos

A administração do Ibuprofeno comprimidos deve seguir a orientação médica. Devem ser ingeridos com água ou leite, sem mastigar. É indicado para adultos e crianças acima de 12 anos, como falamos. Entretanto, o comprimido de 600 mg deve ser administrado apenas por adultos.

  • Ibuprofeno 200 mg: pode ser indicado para adultos e crianças acima de 12 anos. Sendo assim, é recomendado 1 à 2 comprimidos, ingeridos 3 a 4 vezes durante o dia, com intervalo mínimo de 4 horas. Contudo, não se deve exceder 6 comprimidos considerando a dose diária;
  • Ibuprofeno 400 mg: pode ser indicado para adultos e crianças acima de 12 anos. Sendo, normalmente, recomendado 1 comprimido, com intervalos de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas. Porém, a dose máxima diária, não deve exceder 2.400 mg.
  • Ibuprofeno 600 mg: indicado apenas adultos, com dose de 1 comprimido, 3 ou 4 vezes ao dia. A dose máxima diária recomendada é de 3.200 mg.

Ibuprofeno Efeitos Colaterais

Entre os efeitos colaterais do Ibuprofeno alguns ocorrem mais frequentemente, outros são mais raros. Sendo assim, podemos destacar:

  • Tonturas;
  • Urticária;
  • Reações alérgicas;
  • Dor no estômago;
  • Má digestão;
  • Prisão de ventre;
  • Gases;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço e retenção de líquidos;
  • Vômitos;
  • Diarreia.

Contraindicação do Medicamento

Este medicamento é contraindicado para pessoas que possuem sensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula. Bem como para pessoas com histórico de hemorragias, perfurações ou hemorragias gastrointestinais. Além de colite, doença de Crohn ou úlcera péptica.

Pacientes que tenha apresentado reação alérgica ao ácido acetilsalicílico, a anti-inflamatórios não esteroides ou a algum outro antitérmico, não devem utilizar este medicamento.

Em caso de qualquer reação adversa, o médico deverá ser consultado. Em caso da administração do Ibuprofeno para paciente com mais de 65 anos ou com menos de 2 anos, o médico deverá ser informado.

Além disso, este medicamento não recomendado para o alívio da dor em períodos acima de 10 dias. Ou em caso de febre por mais de 3 dias.

Acesse a bula do medicamento Ibuprofeno para mais informações. Consulte o médico antes de utilizar este medicamento. 

Leia Sibutramina Emagrece Mesmo? Efeitos Colaterais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *