Nimesulida Para Que Serve? Como Tomar? Quando Não Tomar?

Para combater inflamações, dor e febre um potente medicamento é o Nimesulida. Contudo, existe situações onde a ingestão dele não é recomendada e doenças que podem agravar os efeitos colaterais. Sendo assim, é importante estar atento quanto as informações a seguir.

Porém, por ser um medicamento, deve ser utilizado conforme a orientação médica. Qualquer medicamento oferece riscos se administrado sem as devidas precauções descriminadas na bula.

Nimesulida O Que é e Para Que Serve?

Nimesulida - Vibra Saúde
Nimesulida Como Tomar e Para Que Serve?

O Nimesulida é um medicamento comumente indicado como anti-inflamatório. Além disso, possui ação analgésica e antipirética. Sendo assim, é um medicamento bastante eficiente no alívio da dor, combatendo a febre e a inflamação.

É comercializado em farmácias e drogarias, por um preço que pode variar entre R$ 5 e R$ 30. Esta variação pode ser devida à localidade onde é vendido, ao laboratório fabricante ou a forma de apresentação do mesmo.

O Nimesulida é bastante utilizado para o alívio da dor de garganta, dores articulares, febre ou dor de dente. Encontrado com alguns nomes comerciais, como Arflex Retard, Cimelid, Deltaflan, Donulid, Fasulide, Inflalid, Mesalgin, Neosulida, Nimalgex, Nosoflan, Nisulid, Scaflan, entre outros.

Leia Pílula do Dia Seguinte Para Que Serve? Como Tomar?

Nimesulida Como Tomar?

Este medicamento pode ser encontrado como comprimidos, cápsulas, gotas, supositórios ou pomada. O médico poderá indicada a qual a forma mais adequada de acordo com o sintoma apresentado.

Este medicamento não é indicado para menores que 12 anos. Por se tratar de um anti-inflamatório, caso os sintomas persistam por mais de 5 dias, é indicado consultar o médico. Conforme a bula, ele pode ser indicado assim:

  • Pomada ou Gel: é indicado para o alívio de dores ocasionadas pode traumatismos, como torções por exemplo. Tanto nos ligamentos e tendões, quanto nos músculos ou nas articulações.
  • Cápsulas: podem ser ingeridas 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas. É indicado que seja tomado sempre após às refeições para não causar danos ao estômago.
  • Comprimidos 100 mg: a dose pode ser de 1/2 a 1 comprimido de 12 em 12 horas, seguindo sempre a recomendação médica.
  • Comprimidos Dispersíveis 100 mg: dissolva 1 comprimido em 1/2 copo de água e ingerir em seguida. Conforme prescrição médica, a dose pode ser aumentada para 2 comprimidos, duas vezes ao dia.
  • Comprimidos Granulado 100 mg: dissolver 1/2 ou 1 envelope em água ou suco e tomar em seguida. A dose considerada pode ser de até 200 mg por dia, tomando duas vezes ao dia.
  • Supositórios: aplicar 1 supositório de 100 mg 1 ou 2 vezes ao dia, conforme recomendação médica.

Nimesulida Contraindicação

O medicamento Nimesulida não deve ser ingerido por:

  • Pessoas com menos de 12 anos;
  • Mulheres grávidas ou amamentando, salvo em casos de recomendação médica;
  • Pacientes que tenham apresentado alergia ao ácido acetilsalicílico ou à alguns outro medicamento anti-inflamatório;
  • Pacientes com histórico de hemorragias gastrointestinais, úlceras recorrentes, insuficiência cardíaca ou distúrbios de coagulação;
  • Pacientes com problemas de fígado ou com alterações renais consideráveis.

Efeitos Colaterais do Medicamento

Entre os efeitos colaterais mais comuns do Nimesulida, podemos destacar coceira, vermelhidão na pele, sudorese aumentada ou constipação. Além de flatulência, gastrite, tonturas ou vertigens, pressão alta ou inchaço.

Algumas outras reações consideras como raras também foram identificadas. Como coloração avermelhada na pele, inchaço da pele, ansiedade, nervosismo, sangramentos ou dor ao urinar. Além de dificuldade ao urinar, anemia, processos alérgicos, aumento de potássio no sangue ou fraqueza.

Entre as reação consideradas muito raras podemos destacar urticária, inchaço da pele e rosto, síndrome de Stevens-Johnson (que é quando aparecem bolhas e descamação na pele). Dor abdominal, indigestão, inflamações na boca e gengiva, fezes com sangue, ulceras, dor de cabeça intensa ou sonolência em casos isolados, entre outros.

Precauções

Antes de iniciar o tratamento com o Nimesulida, caso esteja fazendo o uso de qualquer outro medicamento o médico deverá ser avisado. Este medicamento não deve ser administrado por períodos muito longos. Principalmente por pacientes idosos, pois estão mais susceptíveis aos efeitos colaterais do medicamento.

Pessoas que sofrem com úlceras, inflamações intestinais, que tenham problemas agudos de fígado ou possuem problemas de coagulação, devem ser monitoradas durante o tratamento.

Acesse a bula do medicamento Nimesulida para mais informações. Consulte o médico antes de utilizar este medicamento. 

Veja L-carnitina Para Que Serve Benefícios e Contraindicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *