Paracetamol Para Que Serve? Como Tomar? Contraindicação

Saiba com ficar livre da dor e febre com Paracetamol. Descubra para que serve este medicamento. Sua eficácia pode ajudar a combater outros tipos de sintomas. Descubra se é melhor tomá-lo em gotas ou em comprimidos? Tire suas dúvidas.

Entretanto, por ser um medicamento, deve ser utilizado conforme a orientação médica. Qualquer medicamento oferece riscos se administrado sem as devidas precauções descriminadas na bula.

Paracetamol Para Que Serve?

Paracetamol - Perito Animal
Paracetamol Para Que Serve?

O paracetamol é um medicamento utilizado para combater sintomas tanto de dores leves como de dores moderadas. Este analgésico é eficiente no alívio das dores causadas por gripes e resfriados, dor de dente, dor de cabeça, dor causada por cólicas menstruais.

Além disso, pode auxiliar no tratamento de dores leves nas costas ou artrite. Bastante utilizado como antitérmico (combate a febre). É indicado para uso adulto e pediátrico, por via oral. Contudo,para um resultado eficaz, é importante seguir as orientações médicas conforme a dosagem indicada para o sintoma.

O paracetamol pode ser encontrado tanto em comprimidos quanto em gotas e em suspensão oral. Os nomes comerciais mais comuns são Tylenol, Paramol, Anador, Tyflen, Dorfen, Cyfenol, Cimegripe. Além de Sonridorm Resfenol Thermus, Paracemil, Cedrilax, Tylol, Vick Pyrena, entre outros…

O preço pode variar conforme a localidade do estabelecimento onde é comercializado, laboratório ou apresentação (gotas, comprimidos ou suspensão). Sendo assim, você poderá encontrá-lo no valor entre R$ 3 e R$ 20.

Leia Sibutramina Emagrece Mesmo Efeitos Colaterais

Paracetamol Como Tomar? Posologia

Como falamos, o paracetamol pode ser encontrado em gotas, comprimido ou em suspensão oral. Porém, deve ser administrado conforme a orientação médica para que o efeito seja eficaz. Após a ingestão, dentro de 15 a 30 minutos seus componentes fazem efeito. Podendo este durar de 4 a 6 horas.

Comprimido

Pode ser indicado para adultos e crianças acima de 12 anos. É indicada a ingestão com 1/2 copo de água. O comprimido na dosagem de 750 mg não deve ser mastigado ou partido.

  • 1 comprimido de 500 a 1000 mg, respeitando intervalos de 4 a 6 horas;
  • 1 comprimido de 750 mg, 3 a 5 vezes ao dia, não ultrapassando a ingestão de 5 comprimidos em 24 horas.

Gotas

Pode ser indicado adultos e crianças acima de 12 anos de idade. Neste caso, a dose pode variar entre 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia. O intervalo a ser considerado é de 4 à 6 horas. A dose máxima é de 5 administrações em 24 horas.

Pode ser indicado para crianças abaixo de 12 anos de idade. A dose é de 1 gota por kg de peso da criança. Por exemplo: se a criança tem 15 kg ela deve tomar 15 gotas. Deve-se considerar intervalos de 4 a 6 horas entre uma dose e outra. A dose máxima é de 35 gotas e no máximo 5 administrações em 24 horas.

Suspensão Oral

O paracetamol em suspensão oral pode ser indicado para crianças que tenham acima de 11 kg ou 2 anos de idade. Para a administração em crianças com peso ou idade inferior o médico deverá ser consultado.

É indicado de 10 a 15 mg/kg/dose, considerando intervalos de 4 a 6 horas entre uma administração e outra. Não devendo ultrapassar 5 administrações em 24 horas.

Paracetamol Reações Adversas

Este medicamento é bastante eficiente no tratamento da dor e da febre. Contudo, se os sintomas persistirem ou piorarem o médico deverá ser consultado. Assim como, não deve ser ingerida uma dosagem maior que a indicada com a intensão de obter um alívio mais rápido do sintoma.

Após a ingestão do paracetamol, foram observadas algumas reações leves à moderadas. Entre elas podemos destacar: cansaço, coceira, cólicas abdominais, urticária, vermelhidão na pele, além de processos alérgicos.

Outras reações, porém raras foram constatadas. Como lesões eritematosas na pele, febre, hipoglicemia e icterícia. Além de paralisia repentina.

Contraindicação do Medicamento

Este medicamento é contraindicado para pessoas que apresentam qualquer tipo de reação alérgica a um dos componentes de sua fórmula.

Além disso, o paracetamol não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Salvo quando indicado pelo médico.

Pacientes com problemas de fígado e idosos devem consultar o médico antes da administração deste medicamento.

Acesse a bula do medicamento Paracetamol para mais informações. Consulte o médico antes de utilizar este medicamento. 

Veja Implante Dentário Quanto Custa? Preço Médio e Etapas do procedimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *