Perder Peso Amamentando Saiba Como é Possível e Saudável

Durante a gravidez várias mulheres preocupam bastante com o ganho de peso. Essa pode ser uma preocupação extra nesta fase de tantas descobertas e ansiedades. Contudo, é possível perder peso amamentando. Pois, quanto mais você amamentar, maior bem irá proporcionar ao seu bebê e a você.

O ato de amamentar é benéfico para a saúde do bebê, não apenas no quesito alimentação. Além disso, esta atitude da mãe pode favorecer vários outros aspectos no relacionamento mãe e filho, como veremos a seguir. Outra vantagem para as mamães vaidosas e cuidadosas é que faz emagrecer.

É Possível Perder Peso Amamentando?

Perder Peso Amamentando - Mil dicas mães
Amamentar Ajuda a Emagrecer

Muitos duvidam desta possibilidade, mas é possível sim emagrecer durante o período da amamentação. É normal, logo após o nascimento do bebê, a mãe começar a pensar em uma maneira de voltar ao peso que tinha antes da gravidez. Com a nova rotina, serão necessários novos hábitos para que a perda de peso durante a amamentação aconteça.

O ato de amamentar faz com que a mulher tenha um gasto calórico comparado à realização de alguns minutos de caminhada por exemplo. Manter a amamentação como a alimentação exclusiva do bebê até aos seis meses é algo muito benéfico para o filho e também para a mãe.

Quanto mais você amamentar o seu bebê, mais leite produzirá. E para esta produção de leite o organismo estará transformando à gordura que ficou acumulada durante a gestação em energia.

A perda de peso durante o período de amamentação é percebido principalmente quando este é o alimento exclusivo do seu bebê. Pois à medida que outros alimentos são incluídos na alimentação dele, ele começa a mamar menos no peito, assim a produção também começa a diminuir. Consequentemente, a queima de gordura será menor.

Alimentação da Mãe para Perder Peso Amamentando

Outro fator importante no quesito amamentação para as mamães que desejam perder peso é a necessidade de uma alimentação rica em nutrientes, porém balanceada. É importante se preocupar em alimentar de maneira saudável, uma vez que o todo o gasto calórico durante a amamentação, produzirá mais fome e sede à mãe.

Procure fazer refeições menores e mais vezes ao dia, para assim, não passar muitas horas sem se alimentar. Beba bastante liquido e principalmente água. A ingestão de água contribuirá com a produção de leite e fará com a mãe esteja sempre hidratada. É indicada a ingestão de pelo menos 2 litros de água, ao longo do dia.

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Benefícios da Amamentação para o Bebê

Manter a amamentação como alimentação exclusiva do bebê até aos seis meses de vida é recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Além disso, beneficia a saúde do bebê em diversos aspectos. Veja:

  • É um alimento completo, com todas as vitaminas e minerais que o bebê necessita até aos seis meses de vida;
  • Fortalece a imunidade do bebê contra várias doenças;
  • Protege e previne o intestino do bebê;
  • Protege contra a anemia;
  • Favorece a formação da arcada dentária através da sucção;
  • Previne o desenvolvimento da asma e da artrite reumatoide;
  • Combate bactérias no trato intestinal.

Benefícios da Amamentação para a Mãe

Existem diversos benefícios à mãe através da amamentação. Não apenas a perda de peso através do gasto calórico. Pois é possível consumir até 750 calorias por dia, quando está amamentando. Veja:

  • A amamentação aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê;
  • Contribui para que o útero retorne ao tamanho inicial, antes da gravidez;
  • Protege a mãe contra doenças como câncer de mama e ovário;
  • Ajuda a prevenir doenças como diabetes e hipertensão após o parto;
  • Economia financeira, pois é um alimento completo e totalmente de graça;
  • Economia de tempo no preparo, pois está pronto para a criança em qualquer momento que ela sentir necessidade de se alimentar.

Dicas para Perder Peso Amamentando

Vimos que a amamentação contribui muito para a perda de peso. Além disso, proporciona diversos benefícios à mãe e a criança. Entretanto, este gasto calórico faz com que a mãe sinta muita fome e sede como dissemos. O ideal é manter uma alimentação equilibrada, dividida em porções durante todo o dia.

Assim, você não correrá o risco de fazer lanchinhos extras super calóricos que poderão prejudicar a sua busca pelo peso inicial. Aquele que você tinha quando descobriu que estava grávida. Invista em alimentos nutritivos e ricos em cálcio, vitamina B6 e em ômega 3. Além de verduras, carnes magras e cereais integrais.

Procure investir alguns minutos em atividades físicas simples como uma caminhada, até mesmo com o bebê no carrinho. Isto irá contribuir para aliviar as tensões e faz com que você emagreça de maneira saudável.

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