Perder Peso para Engravidar com Hábitos Saudáveis

O desejo de engravidar faz com que mulheres e homens mudem o seu estilo de vida e adquira novos hábitos. Quando existe a necessidade de perder peso para engravidar, o desafio é ainda maior e exige força de vontade e determinação.

O sonho de ter um filho pode ser realizado mudando alguns hábitos simples no dia-a-dia. Diversas pessoas enfrentam dificuldades para engravidar por estarem acima do peso ideal. E isto é um fator grandemente impactante. Você pode se sentir bem estando acima do peso, porém isto pode prejudicar a fertilidade.

Perder Peso para Engravidar é Possível?

Perder Peso para Engravidar - Mundodastribos
Emagrecer Para Engravidar é Possível

Quando o casal decide engravidar o ideal é comparecer à uma consulta com médico ginecologista para receber algumas orientações e iniciar os cuidados para que tudo corra bem na futura gravidez.

Estas orientações envolvem tanto a ingestão do ácido fólico que é recomendável que a mulher tome 3 meses antes de engravidar, pois ele ajuda a prevenir a má formação neurológica no bebê. Quanto a avaliação do estado de saúde de ambos antes de engravidar.

Exames de sangue podem ser solicitados para identificar doenças ou distúrbios hormonais que podem comprometer a fertilidade do casal. Em alguns casos, pode ser identificada a necessidade de perder peso. Isso porque o sobrepeso e a obesidade (ou seja, com IMC acima de 26), também pode prejudicar a fertilidade.

Sendo assim, se você se enquadra neste ultimo grupo, não se desespere. O desejo de engravidar será um fator motivador para que você emagreça de maneira saudável. Saiba que isto é possível, mudando alguns hábitos simples, beneficiando sua saúde e fertilidade.

Veja Dieta na Gravidez O Que Comer e Não Comer

Perder Peso para Engravidar com Dieta

Mesmo que você conheça alguém que tenha engravidado estando acima do peso, saiba que engravidar com o peso ideal, é muito mais benéfico a saúde. Pois o sobrepeso e a obesidade podem aumentar o risco de diabetes gestacional, hipertensão e pré-eclâmpsia, problemas durante o parto. Além disso, podem gerar no bebê uma pré disposição à obesidade infantil.

Em muitos casos, a obesidade prejudica a fertilidade do casal. Na mulher pode ocasionar distúrbios hormonais, que acarretam ovários policísticos, hipotireoidismo ou até mesmo impedir a ovulação. No homem, ela pode impactar diretamente a produção do testosterona, prejudicando a vitalidade dos espermatozoides.

Entretanto, uma vez que o problema é estar acima do peso, isso pode ser resolvido com uma boa consulta com um especialista. Seja um nutricionista ou médico endocrinologista, pois ele poderá indicar uma dieta balanceada, conforme a sua necessidade de emagrecer.

É importante uma avaliação prévia, pois uma vez que existe o desejo de engravidar, a alimentação deve acompanhar este objetivo. Provendo para o organismo os nutrientes para se manter saudável e ao mesmo tempo, fazendo com que você perca peso.

Alimentos que Favorecem a Fertilidade

Alguns alimentos são ricos em propriedades que contribuem com a fertilidade do casal. Entre eles podemos destacar:

  • Alimentos ricos em Ômega 3, como peixes gordos, castanhas, azeite e linhaça. Pois possuem ação anti-inflamatória e estimulam a produção hormonal;
  • Alimentos Ricos em Zinco, como carne bovina, nozes, feijão, frutas secas e gema de ovo. Pois favorece a saúde reprodutiva do homem e da mulher;
  • Alimentos Ricos em Vitamina E, como sementes de girassol, verduras verdes escuras e grãos integrais. Pois melhoram a função do aparelho reprodutor feminino e a qualidade dos espermatozoides.

Perder Peso para Engravidar com Atividades Físicas

A prática de atividades físicas é altamente benéfica quando o objetivo é perder peso. Contudo, se você possui uma rotina sedentária, é importante começar devagar. Uma avaliação com um profissional poderá auxiliar indicando qual o treino mais adequado para alcançar o seu objetivo.

Normalmente, a rotina de exercícios físicos é iniciada com alguns minutos de caminhada, dentro da sua capacidade. Com o passar dos dias, você perceberá que estará ganhando resistência e poderá ir se aventurando na prática de atividades que vão lhe exigir mais energia.

Para conseguir emagrecer de maneira saudável com exercícios físicos é necessário ter paciência e disciplina. Os resultados virão à partir do momento que a atividade se tornar um hábito. Perder peso para engravidar é possível e precisa ser de maneira saudável.

Sendo assim, não faça uso de suplementos ou medicamentos com origem duvidosa. Quanto mais natural e gradativo acontecer o emagrecimento, mais benefícios proporcionará a sua saúde e a fertilidade.

Leia Metodos Anticoncepcionais Naturais Funciona Quais São Eles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *