Dieta Bulking para Ganhar Massa Muscular Como Fazer

A busca por um corpo perfeito aumenta a cada dia. As academias estão sempre lotadas de pessoas que se esforçam não somente para ter uma vida mais saudável. Mas também para conquistarem mais músculos. A dieta Bulking foi criada ajudar homens e mulheres na busca incessante por músculos mais aparentes.

Contudo, antes de iniciar qualquer dieta é importante realizar uma consulta com nutricionista. Ele poderá indicar qual o melhor tipo de dieta, treino e suplementação de acordo com o seu objetivo. Além disso, um educador físico competente poderá indicar o tipo de treino mais adequado.

Dieta Bulking Para Que Serve?

Dieta Bulking - Banschee'scry
Dieta para Ganhar Músculos

Bulking é o nome dado à parte de um processo para ganhar massa muscular. Este processo é composto por duas fases. Primeiramente o Bulking onde o atleta consume mais calorias do que o organismo tem capacidade de queimar. Entretanto, essas calorias são de fontes saudáveis.

A ingestão de calorias não precisa ser obrigatoriamente exagerada. Comendo tudo o que vê pela frente. Essa dieta foi criada exatamente para trazer um parâmetro sobre de quais alimentos bons que irão promover o ganho de peso e músculos de maneira saudável.

A dieta Bulking é bastante seguida por atletas fisiculturistas que desejam ganhar mais músculos para as competições. Na primeira fase, o objetivo é ganhar massa muscular e o mínimo de gordura, através de uma alimentação com alto teor calórico.

Alguns alimentos são liberados para auxiliar esse ganho de peso como carnes magras, laticínios light e ovos.

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Fase Cutting O Que é?

A segunda fase para o ganho de massa muscular é chamada Cutting. Nessa fase os atletas treinam com o objetivo de eliminar gordura. Assim como para manter o máximo de músculos possível. O foco agora não é o ganho de peso, mas sim queimar gordura e fortalecer o músculo.  

Quais Alimentos Permitidos?

Como em grande parte das dietas, alguns alimentos são liberados na dieta Bulking.  A primeira fase o objetivo é ganhar peso, porém de maneira inteligente, visando o ganho muscular.

Sendo assim, são permitidos carboidratos integrais, vegetais, legumes e frutas. O consumo de calorias deve ser maior do que o seu organismo tem capacidade de queimar, como falamos.

Alimentos ricos em proteína como carne vermelha, peito de frango sem pele, peito de peru, atum, sardinha, peixes em geral, ovos e queijos brancos. Além disso, os alimentos que são fontes de proteína vegetal como lentilha, amendoim, amêndoas e castanhas. E sementes como de abobora, girassol, gergelim, chia e linhaça.

Para a fase da dieta onde é necessário ganhar peso, podem ser consumidos alimentos com gorduras saudáveis como coco seco, abacate, gema de ovo, queijos e manteiga.

Quais Alimentos Não Permitidos?

Mesmo que nesta dieta primeiramente é necessário ganhar peso para aumentar a massa muscular alguns alimentos não devem ser consumidos. Por se tratarem de fonte de pobre em nutrientes. Sendo assim, você precisa entender que o alimento que irá consumir deverá virá músculos mais adiante.

Alimentos como fast food, sorvetes, guloseimas em geral levarão ao ganho de peso de maneira errada. Eles irão proporcionar gordura e nada de massa muscular. O consumo de sal em excesso pode levar a retenção de líquidos e as frituras também não serão benéficas nesse momento.

Dieta Bulking Como Alcançar Resultados

Como falamos, essa dieta visa ganhar massa muscular através do ganho de peso e posterior eliminação de gordura (fase Cutting). Algumas atitudes simples irão valorizar sua dieta fazendo com que ela seja eficiente.

Veja algumas dicas para uma dieta Bulking com real ganho de massa muscular:

  • Consuma alimentos saudáveis que favoreçam o ganho de peso.
  • Busque em fontes nutritivas a quantidade de calorias necessárias para o consumo diário. Sempre na quantidade maior que o eliminado diariamente.
  • Beba água. A ingestão de água promove a eliminação de toxinas e a hidratação.
  • Procure dormir bem. Durante os treinos os músculos podem sofrer micro lesões. É durante o sono que eles se recuperam.
  • Monitore os resultados. Avalie periodicamente se a dieta associada aos treinos está surtindo efeito. Caso não esteja, peço uma nova adequação nutricional e de treino para os profissionais que estiverem o acompanhando.
  • Seja persistente. Esta dica parece um pouco relevante, porém é necessário persistência para ver os resultados. O esforço e a disciplina te levarão ao objetivo.
  • Busque indicação do nutricionista de um suplemento para auxiliar no processo. Como o Whey Protein que é uma excelente fonte de proteína.

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