Métodos Anticoncepcionais Naturais Funcionam? Quais são Eles?

Quando falamos em gravidez encontramos dois grupos de mulheres: as que desejam engravidar e as que não querem engravidar. Diversos fatores influenciam nessa “escolha”. Sendo assim, é importante a prevenção de uma gravidez indesejada. Para isto existem alguns métodos anticoncepcionais naturais eficazes.

Estes métodos são bastante utilizados deste a antiguidade, quando não existiam os métodos artificiais como hoje. Sua eficácia é comprovada. Contudo são mais indicados para mulheres com um ciclo menstrual regular. Pois existem alguns fatores relevantes no sucesso da utilização dos anticoncepcionais naturais.

Métodos Anticoncepcionais Naturais Como Funcionam?

Métodos Anticoncepcionais Naturais - Nota positiva
Anticoncepcionais Naturais

Os métodos anticoncepcionais naturais tem como objetivo identificar o período fértil da mulher. Ele fornece à mulher condições para perceber se está ou não no período fértil. Para assim evitar a relação sexual.

Estes métodos não causam nenhum tipo de efeito colateral e não são prejudiciais ao organismo. Podem ser utilizados de maneira bem simples porém exigem da mulher um pouco de conhecimento do corpo. Pois assim ela terá mais segurança e tranquilidade quanto a prevenção da gravidez.

Porém, vale ressaltar que é importante uma boa consulta com o ginecologista de confiança para uma avaliação, esclarecer dúvidas e receber a indicação do método anticoncepcional mais adequado.

Estes métodos anticoncepcionais naturais dependem da abstinência sexual para evitar a gravidez. Ele fornece informações sobre quais dias férteis dentro do ciclo menstrual. Assim, a relação sexual deverá ser evitada nestes dias.

Porém, vale lembrar que nenhum método anticoncepcional natural ou não traz consigo a certeza de 100% de eficácia. Entretanto, para aquelas que não desejam engravidar é importante ao utilizar algum destes métodos se resguardar de que está seguindo as orientações corretamente. E até mesmo, combinar mais de 1 método para se sentir mais segura.

Saiba Como Emagrecer em 1 Semana 3 Quilos e Manter o Peso

Tipos de Métodos Anticoncepcionais Naturais

Citaremos três métodos anticoncepcionais naturais e como devem ser utilizados:

Método Tabelinha (Calendário)

Antes de utilizar este método é importante que a mulher faça o controle do ciclo menstrual por pelo menos 6 meses. Assim irá saber quantos dias tem o ciclo e conseguirá calcular os dias férteis. Com essa informação, deve calcular a quantidade de dias do menor e do maior ciclo.

Após isto, do menor ciclo deve diminuir 18, assim chegará no primeiro dia do período fértil. Exemplo: menor ciclo 28 dias. Calcule 28 – 18 = 10, ou seja, no 10º dia do ciclo inicia o período fértil.

Para saber o último dia fértil, deverá diminuir 10 do maior ciclo menstrual. Exemplo: maior ciclo 32 dias. Calcule 32 – 10 = 22, ou seja, o 22º dia é o último dia fértil do ciclo menstrual.

Entende-se então que entre o 10º e o 22º dia do ciclo menstrual, não se deve manter relação sexual, afim de evitar uma gravidez.

Temperatura Basal

O método de controle da temperatura basal, também fornece informações que levam a mulher a identificar quando está no período fértil. Neste método, o período de abstinência é relativamente maior que nos demais.

Funciona assim: a mulher deve medir a sua temperatura corporal a partir do primeiro dia d ciclo menstrual. Sempre pela manhã, no mesmo horário antes de qualquer atividade. Nos dias férteis, a temperatura estará um pouco mais alta. Normalmente a alteração é em torno de 0,3 a 0,8ºC.

Antes de utilizar este método como anticoncepcional, é importante realizar a medição em no mínimo dois ciclos para avaliar o padrão de alteração. A abstinência sexual deverá ocorrer desde o 1º dia do ciclo menstrual até três dias após a elevação da temperatura.

Muco Cervical ou Método de Billings

Para este método ser eficaz é importante que a mulher conheça bem o funcionamento do seu organismo e observe as alterações das secreções vaginais. Após a menstruação até antes do dia fértil, o muco cervical é mais volumoso e úmido.

No dia fértil sua aparência é grudenta, pegajosa e transparente. Após a ovulação, tem um aspecto esbranquiçado. É indicada a abstinência sexual até três dias após o dia fértil.

Vale dizer que cada mulher tem o ciclo menstrual de uma maneira e que ele pode mudar conforme fatores hormonais e emocionais. Por isso, faça uma avaliação do melhor método de acordo com a sua saúde.

Entretanto, apesar de todas as vantagens, esses métodos anticoncepcionais naturais não previnem doenças sexualmente transmissíveis. Sendo assim, é importante avaliar esse fator antes de fazer a opção pelo método.

Veja Tirar Manchas do Rosto Tratamentos Eficazes e Caseiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *